Telefone: (+351) 219 154 600

Tudo o que precisa saber sobre o CURSO IRATA I, II e III da ACADEMIA DE TREINO TECNIQUITEL

O acesso por corda industrial foi desenvolvido pela IRATA Internacional ao longo de 25 anos até que se tornou no método escolhido para a maioria do trabalho na indústria de gás e óleo offshore, assim como em projetos da construção e engenharia civil.

Partilha este artigo

Embora seja verdade que existe um decréscimo queda constante no número de acidentes causados por quedas, também não é menos verdade que as quedas em altura continuam a ser o tipo mais comum de fatalidade em acidentes de trabalho.

São a maior causa de ferimentos sérios e fatais em consequência de atividades de construção e manutenção. A segurança é essencial quando se trabalha em alturas e garantir que as pessoas usam equipamento de acesso corretamente é uma parte essencial desse esforço de prevenção de acidentes. Contudo, sem a formação adequada, o equipamento por si só não resolve o problema.

Entre a variedade de métodos de trabalhos em altura disponíveis, o acesso por cordas é uma técnica bastante comum para uso em circunstâncias apropriadas.

Contudo, cada entidade laboral que utilize esta técnica deve assegurar que estabelece boas práticas para os trabalhadores e organizações que utilizam equipamento de acesso por cordas. Apenas dessa forma ajudará a reduzir os riscos para a saúde e segurança nessa área, minimizando ou evitando quedas e acidentes que não raras vezes provocam a morte dos trabalhadores.

 

 

Detalhes sobre o CURSO IRATA I, II e III da ACADEMIA DE TREINO TECNIQUITEL

O acesso por corda industrial foi desenvolvido pela IRATA Internacional ao longo de 25 anos até que se tornou no método escolhido para a maioria do trabalho na indústria de gás e óleo offshore, assim como em projetos da construção e engenharia civil.

Em Setembro de 2021, a ACADEMIA DE TREINO TECNIQUITEL obteve a Certificação IRATA para Operação e Formação, juntando assim essa atribuição à Certificação DGERT que já possui há vários anos.

Como o sucesso da IRATA é baseado no treino intensivo e diretrizes de trabalho restritas, agora a ACADEMIA DE TREINO TECNIQUITEL vai realizar o primeiro CURSO IRATA I, II & III.

O objectivo é Certificar e Re-Certificar Técnicos de Acesso por cordas de acordo com o referencial IRATA. Veja mais informações em baixo.

 

CURSO IRATA I, II & III – 25 A 30 DE OUTUBRO 2021

ACADEMIA DE TREINO TECNIQUITEL

 

 

REQUISITOS NÍVEL I

Idade mínima de 18 anos

Experiência anterior não exigida

Aptidão para trabalho em altura

 

REQUISITOS NÍVEL II

Certificado IRATA atual válido no dia da avaliação

12 meses de experiência Nível I

1000 horas de trabalho registadas e assinadas no logbook

 

REQUISITOS NÍVEL III

Certificado IRATA atual válido no dia da avaliação

12 meses de experiência Nível II

1000 horas de trabalho registadas e assinadas no logbook

Curso válido de Primeiros Socorros

 

A Formação IRATA tem uma componente muito prática. Todos os participantes devem levar roupa e calçado de trabalho adequado. No início da formação é obrigatória a assinatura da Declaração de Condição Médica.

 

ESTAMOS À SUA ESPERA PARA O CURSO IRATA I, II & III !

25 A 30 DE OUTUBRO 2021 NA ACADEMIA DE TREINO TECNIQUITEL

https://academiadetreino-tecniquitel.pt

 

MORADA: Núcleo Empresarial da Abrunheira

Fração F – Armazém nº 6

2635-022 – Rio de Mouro

Telefone: 219154600

 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO ATRAVÉS DOS SEGUINTES CONTATOS:

[email protected]

 

Anabela Flórido

[email protected]

219 154 600

 

 

O que é o acesso por corda da IRATA International?

O sistema de acesso por corda da IRATA International é um método seguro de trabalho em altura em que as cordas e o equipamento associado são utilizados para obter acesso de e para a posição de trabalho, e para aí serem apoiados.

A vantagem de utilizar métodos de acesso por corda reside principalmente na segurança e rapidez com que os trabalhadores podem chegar ou partir de locais difíceis para realizar o seu trabalho, muitas vezes com um impacto mínimo sobre outras operações, áreas circundantes e o ambiente.

Outro benefício importante é a redução da combinação do total de horas-homem e do nível de risco percebido para uma determinada tarefa (horas-homem em risco), quando comparado com outros meios de acesso e os seus riscos e custos associados.

O principal objectivo ao utilizar métodos de acesso por corda é realizar o trabalho eficientemente, com o mínimo de acidentes, incidentes ou ocorrências perigosas. A fim de garantir a manutenção de um sistema de trabalho seguro a todo o momento, evitando ao mesmo tempo danos à propriedade ou ao ambiente, são efectuados um planeamento cuidadoso e avaliações de risco documentadas para cada operação.

A IRATA International tem um regime de procedimentos de trabalho em constante evolução que os membros são obrigados a seguir e que são monitorizados para garantir o cumprimento, a fim de assegurar que um sistema de trabalho seguro seja estabelecido e mantido. Isto distingue as empresas membros da IRATA International das empresas de acesso por corda que não estão sujeitas a uma monitorização tão rigorosa, controlos e o robusto Sistema de Formação, Avaliação e Certificação (TACS) da IRATA.

Como qualquer outro método de trabalho em altura, a aplicação do acesso por corda deve ser considerada como um sistema completo, no qual o planeamento, gestão, competência e equipamento adequado devem ser tratados com igual importância, uma vez que cada um depende do outro para garantir um sistema de trabalho seguro.

O Código de Prática Internacional IRATA (ICoP) fornece recomendações e orientações sobre a utilização de métodos de acesso por corda a fim de proporcionar um sistema de trabalho seguro para o leitor devidamente formado.

 

 

IRATA International no Mundo

O Sistema IRATA e o seu método de duas cordas à prova de falha tem vindo a resolver muitos dos problemas de acesso em todo o mundo, sobretudo desde que a Associação tem empresas-membros em todos os continentes.

A IRATA tem levado a segurança no trabalho em altura a todo o globo e estas tarefas têm melhorado bastante graças à sua influência. O seu uso extensivo por parte de grandes empresas, administrações e governos que apenas aprovam os padrões mais altos, têm também contribuído para subir os padrões dos procedimentos profissionais da IRATA e das empresas-membros da Associação.

Confira uma pequena lista de alguns dos locais mais icónicos onde as equipas IRATA têm trabalhado:

Big Ben

Torre Eiffel

Casa de Ópera de Sydney

World Trade Centre

Estádio Wembley

Hoover Dam, Estados Unidos

Seattle Space Needle

Aeroporto Internacional de Dubai

Ilha de Sta Helena

London Eye

Burj Kalifa em Dubai

Chapman’s Peak

Tower Bridge

Torre BT

Torre dos Emirates em Dubai

Aeroporto de Heathrow

Hotel Luxor em Las Vegas

Catedral de Canterbury

Hotel Burj Al Arab

Tower Bridge

Wynne Casino em Las Vegas

Spinnaker, Reino Unido

Ponte Suspensa de Clifton

Mount Rushmore, Estados Unidos

O Projeto Eden

The Forth Rail Bridge

Arena O2 em Londres

Estádio Millennium

Cardiff Singapore Flyer (Wheel)

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *