Telefone: (+351) 219 154 600 - (Chamada para rede fixa nacional)
como escolher um arnês de segurança para trabalhos em altura

Como Escolher um Arnês de Segurança para Trabalhos em Altura

Share this article

A seleção de um arnês de segurança para trabalhos em altura é essencial para quem executa trabalhos em cima de telhados ou em posições altas. Estes dispositivos garantem a proteção e segurança de todos os que trabalham neste contexto, assegurando assim que a atividade profissional se realize em segurança e sem riscos.

Na indústria da construção civil, por exemplo, o uso deste Equipamento de Proteção Individual (EPI) é de carácter obrigatório para todos os trabalhadores, já que as quedas em altura continuam a ser uma das causas mais frequentes de traumatismos e mortes.

Existe uma grande variedade de arneses de segurança diferentes disponíveis no mercado, que podem ser utilizados de várias maneiras distintas, dependendo do tipo de arneses que está a utilizar e do ambiente em que está a trabalhar.

Em geral, a principal função de um arnês de segurança é evitar que o utilizador do mesmo caia de uma altura perigosa. Ao usar o arnês, composto por um sistema de correias e amarras, o risco de ferimentos causados por uma potencial queda é grandemente reduzido.

Se trabalha numa profissão que exige um trabalho regular a grandes alturas, os potenciais perigos e acidentes que podem ocorrer são uma das maiores causas de ferimentos e fatalidades no local de trabalho.

Usar um arnês é a melhor forma de se manter seguro, mas qual a melhor maneira de escolher o equipamento adequado? Neste artigo, indicamos algumas dicas que ajudam a escolher a melhor solução para efetuar os seus trabalhos em altura com elevada proteção e segurança no local de trabalho.

Arnês de segurança para trabalhos em altura.

Escolha o arnês de segurança adequado para as suas funções no trabalho

Na altura de escolher um arnês de segurança, é fundamental ter em conta o seu ambiente e posto de trabalho, as suas funções e tarefas assim como os perigos a elas associados.

Existem uma enorme diversidade de dispositivos para trabalhos em altura no mercado, principalmente de arneses de segurança: arnês para trabalhos em escadas, arnês para trabalhos na torre, arnês para construção, etc… Com tanta possibilidade de escolha, é essencial que adquira o arnês de segurança mais apropriado à função que desempenha e acima de tudo ajude a reduzir o risco de queda.

A compra de um arnês é um investimento financeiro que se faz. Deve, portanto, obter uma boa relação qualidade/preço, na medida em que lhe deverá prestar um excelente serviço durante muito tempo. Não quer continuar a comprar novos equipamentos de proteção de vez em quando.

Independentemente do ambiente de trabalho em que se encontre, o seu arnês deve ser suficientemente forte para lidar com esse ambiente. Alguns exemplos de arneses altamente duráveis são os feitos de Kevlar ou melhorados com Poliuretano.

Selecionar e utilizar equipamentos para realizar trabalhos em altura é só a primeira etapa. O essencial é optar pelo arnês de segurança mais adequado para si e para os perigos a que está sujeito.

Infelizmente é frequente acontecer os trabalhadores utilizarem o arnês menos apropriado, quer por descuido, ignorância ou negligência dos trabalhadores ou dos próprios técnicos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e assim, ocorrerem acidentes, dos quais podem causar lesões sérias ou até mesmo a própria morte.

Arnês de Segurança

Escolha o arnês para trabalhos em altura adequado ao seu corpo

Quem vai utilizar o arnês de segurança? A generalidade dos arneses possui uma medida universal de utilização. No entanto, é recomendado que obtenha um modelo que se ajuste completamente ao seu corpo ou que possibilite os ajustes necessários.

Por exemplo, o comprimento da alça da perna e da alça do peito de um arnês universal pode não se ajustar e proteger devidamente um individuo de estatura pequena ou de tamanho grande. Portanto, para cada caso um arnês diferente.

Aconselhamos antes de iniciar os trabalhos em altura com um novo arnês de segurança, deve experimentar e verificar o equipamento para não correr riscos. Não inicie as operações sem antes verificar se o arnês está adaptado ao seu corpo corretamente e se está confortável. Além disso, deve assegurar que obtém um modelo que se ajusta facilmente e que assegure a sua proteção e conforto.

O seu peso é também um fator crucial a considerar na compra de um arnês. Quer ter a certeza de que o arnês não vai ceder ao seu peso e causar uma queda. O estofo do arnês ajuda a reduzir o impacto da queda.

Os joelhos, ombros, mãos e cintura são os que sofrem mais impacto numa queda. Procure um arnês acolchoado nestas tiras para que o seu peso seja bem distribuído. Acessórios de segurança adicionais podem aumentar o preço do seu arnês. Porém é melhor pagar mais, mas ter a garantia de que estará seguro enquanto trabalha.

Um kit anti-queda pode ser uma ótima solução.

Analise os componentes específicos de cada arnês de segurança

Cada arnês de segurança é concebido com um conjunto de elementos específicos, como cinturões, cordas, mosquetões, ganchos, amortecedores de energia, dispositivos retráteis, elementos de amarre, entre outros acessórios.

Cada um destes componentes tem um papel concreto, que se integram e operam entre eles, oferecendo uma resposta específica de segurança para trabalhos em altura.

É vital garantir que o arnês para trabalhos em altura fique bem integrado, assim como, as alças do ombro, cintura e pernas se adaptem bem ao seu corpo.

A qualidade da costura determina a durabilidade do seu arnês. É recomendável escolher um arnês com uma costura de caixa dupla. Este é um tipo que proporciona a máxima resistência para manter o seu peso. Também aumenta a durabilidade, uma vez que a qualidade da costura é um fator em que pode confiar.

Algumas das correias do seu arnês de proteção contra quedas entrarão em contacto com partes sensíveis do corpo. O amortecimento dos ombros, ancas e alças das pernas ajudará a manter a pressão a um nível mínimo. Tiras bem almofadadas ajudarão o utilizador a trabalhar mais tempo, com muito conforto.

Em caso de queda, as cintas almofadadas absorvem o choque e distribuem o seu peso. Os acolchoados podem ser incorporados ou removíveis, dependendo das suas preferências.

Arnês de Segurança

Opte pelo arnês de segurança que lhe ofereça mais conforto

Um dos motivos pelos quais os operários acabam por deixar de usar o arnês de segurança, tal como, outros dispositivos para trabalhos em altura é por sentirem desconforto em usá-los. Um arnês de segurança de qualidade é concebido para garantir proteção e segurança, bem como bem-estar e operacionalidade.

O equipamento de segurança só funciona quando o utiliza. Se um arnês é desconfortável, a maioria dos trabalhadores não vai querer usá-lo todo o dia – e quem os poderá culpar? Mas os arreios de proteção contra quedas precisam de ser usados sempre que se trabalha em altura, mesmo durante um longo turno a trabalhar no alto do sol quente carregando equipamento pesado durante todo o dia. A última coisa de que precisa é de encontrar o seu arnês desconfortável.

Um arnês leve pode ajudar a aliviar a carga total que tem de transportar no seu corpo durante todo o dia. Muitos arneses possuem acolchoamento extra nos ombros, costas, cintura e pernas, o que pode melhorar significativamente o seu conforto enquanto os usa.

Um arnês de segurança de qualidade proporciona um acolchoamento adicional e flexível, assegurando um ajustamento seguro mas da mesma forma cómodo para quando o operário encontrar-se suspenso no ar. É por este tipo de arnês que deve adotar!

Arnês de Segurança

Escolha o arnês de segurança com garantia de segurança e qualidade

Para averiguar a garantia de segurança e qualidade de um arnês, examine sempre a etiqueta do fabricante.

Os arneses devem estar certificados por padrões internacionais de segurança e qualidade como ISO, EN, CSA e ANSI.

A manutenção e inspeção adequada do seu equipamento de segurança é fundamental para garantirem que você e a sua equipa permanecem seguros no trabalho.

Antes de utilizar o seu arnês, certifique-se de que o inspeciona para detetar quaisquer sinais de danos ou desgaste. Certifique-se de verificar as cintas, costura e ferragens para garantir que estão livres de cortes, queimaduras, quebras, desgaste excessivo, ou quaisquer outros danos.

Está à procura de dispositivos de proteção anti-quedas? Na TECNIQUITEL desenvolvemos atividade na área da segurança e higiene no trabalho e temos as melhores soluções para si. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações acerca de um ou mais produtos, contacte-nos. Podemos ajudá-lo!

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *