Telefone: (+351) 219 154 600

A Nova Era da Proteção Respiratória para os Profissionais de Saúde

Partilha este artigo

A TECNIQUITEL promoveu no dia 9 de Março / 2022, às 10h00, mais um Webinar Online, desta vez dedicado ao tema A Nova Era da Proteção Respiratória para os Profissionais de Saúde, particularmente orientado para Profissionais de Saúde, Médicos, Cirurgiões, Enfermeiros Hospitalares, Laboratórios e Clínicas Dentárias.

Este evento online totalmente gratuito marcou o regresso dos TECVIEWS WEBINARS na sequência das sessões organizadas pela TECNIQUITEL no ano passado e vai ao encontro de um dos principais problemas que os profissionais de saúde sentem diariamente nos seus locais de trabalho.  

 

VEJA AGORA O REPLAY DO TECVIEW WEBINAR

A Nova Era da Proteção Respiratória para os Profissionais de Saúde

 

 

Descubra agora os tópicos abordados neste evento:

COVID-19 e os Profissionais da Saúde. Os Equipamentos de Proteção Individual e os desafios dos Profissionais de Saúde na linha da frente.

O que são Contaminantes Atmosféricos? Como funciona o aparelho respiratório, quais os tipos e efeitos das partículas e como afetam o desempenho profissional.

Processo de Gestão do Risco Profissional. Porque deve aplicar um Programa de Proteção Respiratória (PPR)? Quais os Equipamentos de Proteção Individual adequados?

Nova Era na Proteção Respiratória: Porque deve aplicar um Programa de Proteção Respiratória (PPR)? O que são e como funcionam os Respiradores CleanSpace?

A participação em todos os TECVIEWS WEBINARS é totalmente GRATUITA e a sua Inscrição pode ser feita apenas com o nome e e-mail. Pode ver o Replay do Webinar posteriormente e perguntar o que deseja saber durante o evento.

 

O problema da Proteção Respiratória nos Cuidados de Saúde

Desde o início da pandemia de Covid-19 que transformou radicalmente a sociedade portuguesa e o Mundo, os profissionais de saúde enfrentam novos desafios diários, sobretudo com as novas exigências de utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que influenciam sobremaneira o seu desempenho.

A utilização de máscaras médicas e respiradores como equipamento de protecção pessoal é fundamental para reduzir o nível de risco biológico a que os profissionais de saúde estão expostos durante o surto de agentes patogénicos altamente difusíveis, tais como o vírus corona SARS-CoV-2. Mas provoca também alguns problemas.

Em Outubro de 2020, a Ordem dos Médicos promoveu com vários parceiros um conjunto de estudos relacionados com a prevalência do SARS-CoV-2 tanto na população em geral como nos profissionais de saúde.

Os resultados indicaram que cerca de 1/3 dos profissionais de saúde não tiveram acesso aos equipamentos de proteção individual necessários, sendo importante referir que o uso de EPIs de qualidade e adequados tem influência direta na capacidade de resposta dos cuidados de saúde.

A realidade é que essa proporção melhorou no final do período de Estado de Emergência, mas mesmo assim os profissionais de saúde continuaram a usar EPIs que, no caso da Proteção Respiratória, têm um forte impacto na sua atividade.

Por exemplo, o uso de máscaras descartáveis aumenta os custos associados à remoção de resíduos e os impactos ambientais, incrementa a necessidade de stocks elevados e provoca desgaste constante devido ao desconforto e calor que produz nos utilizadores.

Por outro lado, a maioria dos respiradores possuem diversas características negativas. Mais de 35% dos trabalhadores que prestam cuidados de saúde referem o desconforto como sendo a razão acrescida para as novas dificuldades que enfrentam no quotidiano quando utilizam esse tipo de equipamento.

O facto é que alguns EPIs de Proteção Respiratória são pesados, desconfortáveis, integram cintos e mangueiras que colidem com outros equipamentos e provocam incómodos substanciais, como o embaciamento dos óculos de proteção.

Tudo somado existem claras desvantagens nestas duas opções de proteção respiratória, sobretudo para tem de realizar cuidados de saúde e intervenções cirúrgicas de longa duração.

 

 

A Solução para a Proteção Respiratória na Saúde

Neste TECVIEW WEBINAR cada participante vai ficar a conhecer os principais problemas e dificuldades que os profissionais de saúde enfrentam ao nível da Proteção Respiratória, assim como novidades tecnológicas neste âmbito.

Em Portugal, existe agora uma nova solução neste âmbito para que a escolha não fique confinada às imensamente incómodas e quentes máscaras descartáveis ou aos volumosos sistemas PAPR, que têm elevados custos operacionais e são difíceis de utilizar.

O Halo da CleanSpace® é um Sistema Respirador Motorizado para Purificação do Ar que incorpora tecnologias inteligentes de forma compacta e revolucionária, entregando o mais elevado nível de proteção nos cuidados de saúde, privilegiando o conforto, sendo extremamente fácil de colocar e possui enorme facilidade de se ajustar a outros equipamentos.

Entre outras características distintas, este equipamento é totalmente compatível com outros EPIs normalmente usados em hospitais (fatos, capuzes e viseiras), assim como possui uma bateria de longa duração, cuja autonomia até 9 horas de uso contínuo garante excelente desempenho e conforto.

Esta será a solução apresentada neste TECVIEW WEBINAR que visa sobretudo contribuir para a clarificação sobre este problema em concreto que é transversal a toda a comunidade médica em Portugal.

 

Se tiver alguma dúvida por favor entre em contato através dos seguintes endereços:

Gonçalo Sousa – Diretor de Marketing da TECNIQUITEL

E-Mail – [email protected]

Telemóvel  – +351 927 570 832

Link Perfil LinkedIn

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.