Telefone: (+351) 219 154 600 - (Chamada para rede fixa nacional)

Equipamentos OneUP: Uma mais-valia para salvar vidas

by Luís Paulo

Share this article

O uso do dispositivo OneUP para salvar vidas no meio aquático, conforme as notícias que têm vindo a ser divulgadas e das quais damos a conhecer em baixo, mostram claramente a sua eficiência no que diz respeito ao resgate de pessoas com dificuldades na água.

Este equipamento é fácil de utilizar, sendo de pequena dimensão, portátil e tem peso reduzido, proporcionando assim aos seus utilizadores grande tranquilidade e confiança na sua utilização uma vez que o seu funcionamento é extremamente simples.  

Quais são as vantagens de utilização do dispositivo OneUP para salvar vidas

Uma das grandes vantagens deste dispositivo de salvamento é de poder ser reutilizado. Além disso é insuflado automaticamente quando em contacto com a água, pode ser arremessado com grande precisão e a distâncias consideráveis para perto da vítima a socorrer, a partir do ar ou de veículos aquáticos, tais como drones, helicópteros, barcos, motas de água, entre outros.

Por outro lado é fácil de transportar, sendo concebido em forma de ferradura para ser colocado à volta do dorso do utilizador, permitindo inclusive à vítima nadar para escapar do perigo, entre outros benefícios.

Saiba que versões existem de Equipamentos OneUp

Existem vários modelos dos Equipamentos OneUP para salvamento aquático, todos eles disponíveis no nosso website. Clique nos links para conhecer cada produto com mais profundidade.

Coluna Autoportante para Acomodação Salva-Vidas OneUP Totem OneUP

Caixa para Acomodação Salva-Vidas OneUP-iCase

Salva-Vidas Portátil Flutuante Insuflável OneUP PRO

Salva-Vidas Portátil Flutuante Insuflável OneUP

Para além de estarem disponíveis as versões acima mencionadas o OneUP é fornecido com diferentes acessórios que têm por objetivo complementar as suas finalidades.

Mosquetão: O elemento que permite ao utilizador transportar o OneUP de forma cómoda.

Etiquetas autocolantes: Para sinalizarem a presença de um OneUP na área, colocando-as em locais visíveis ou coladas em objetos.

Conheça as notícias de vários salvamentos aquáticos efetuados com equipamentos OneUP 

A 12 de Novembro 2020 ocorreu um resgate em Arucas (Gran Canaria) que envolveu várias pessoas na praia de El Puertillo, com recurso aos equipamentos de resgate e salvamento OneUP, conforme noticiado na radio Arucas.

Os OneUps que estão localizadas no interior do Totem OneUP e que foram instalados na semana anterior tornaram-se fundamentais para que os banhistas resgatassem as pessoas em dificuldades para se manterem à tona de água. Por outro lado, também foi divulgado o agradecimento do Presidente da Câmara de Arucas que relevou o papel da empresa OneUP pelo contributo que os seus equipamentos tiveram para salvarem essas vidas.

Em 31 de julho de 2021, aconteceu o primeiro resgate em Las Canteras (Gran Canaria) por um banhista usando um Totem OneUP. Este incidente ocorreu na área de Playa Chica, na praia de Las Canteras.

Um casal de banhistas começou a pedir socorro, entretanto um deles conseguiu chegar em segurança. Apesar disso, a outra pessoa ainda corria perigo de vida. Um utente da praia atento à situação acedeu aos OneUp que estão no interior do Totem OneUP da Praia Chica, e lançou o equipamento para a água no sentido de facilitar a flutuação da vítima.

No dia 2 de Janeiro de 2022, surge outro resgate em San Juan de la Rambla (Tenerife), mais uma pessoa que foi arrastada pelas ondas e absorvida pelo mar, entretanto outra pessoa que estava na praia assistiu ao sucedido, e prontamente usou o Totem OneUP localizado na área para ajudar a vítima. Devido a essa ação, o banhista conseguiu ficar à tona de água aguardando a chegada dos serviços de emergência.

Em 1 de abril de 2022, aconteceu outro salvamento, desta vez na cidade de Tinajo (Lanzarote). A polícia local recebeu uma chamada informando que existia uma pessoa caída no fundo de uma cisterna, quando os serviços de emergência chegaram depararam-se com uma pessoa agarrada a uma mangueira. Rapidamente as autoridades lançaram um OneUP ao sinistrado para ajudar a mantê-lo à tona de água conseguindo resgatar a vítima com vida.

Em 19 de novembro de 2022, ocorre mais outro resgate em Las Canteras (Gran Canaria) efetuado por um polícia local que socorreu um banhista em apuros na praia. O evento aconteceu na área de La Puntilla onde um turista estava com grandes dificuldades para se manter à tona de água. Os policiais apercebendo-se dessa adversidade, mais uma vez, usaram o Totem OneUP situado naquela área e lançaram à água o OneUP para resgatar a pessoa.

No final de 2022, em 13 de dezembro, surge outro resgate em San Juan de La Rambla (Tenerife), um casal que estava no Charco de la Laja caiu no mar e não conseguia regressar a terra.

Neste caso, outro utente da praia que ali se encontrava acedeu ao Totem OneUP localizado naquela área, retirando os dispositivos OneUP que rapidamente lançou ao mar em direção das vítimas com a finalidade de as manter à tona de água. Entretanto o resgate foi realizado por equipas de emergência no mar graças à flutuabilidade proporcionada pelo OneUP.

No dia 10 de janeiro 2023, acontece mais um resgate na praia de Puertillo (Gran Canaria) envolvendo um surfista que sofreu uma aparatosa queda fazendo-o perder o controlo e ter problemas para sair da água.

Outros banhistas que estavam na zona aperceberam-se do acidente e rapidamente dirigiram-se ao Totem OneUP, retirando do seu interior um dispositivo OneUP para assim poder lançar o mesmo ao mar no sentido de ajudar o surfista a manter-se à superfície. Mais tarde, as equipas de emergência apareceram e conseguiram retirar a pessoa que estava em perigo.

Mais recentemente, destacamos outro resgate que ocorreu em Playa Blanca (Fuerteventura), a 10 de abril 2023, por volta das 18h45. Os serviços de emergência receberam uma chamada efetuada a partir do Totem OneUP localizado em Playa Blanca (Puerto del Rosario) para alertar sobre a situação de uma turista de origem irlandesa que se estava a afogar.

Os próprios banhistas atuaram como socorristas e lançaram o OneUP na direção da senhora que estava em perigo de afogamento. Quando os serviços de emergência chegaram, já a turista se encontrava segura no seu hotel.

Por todos estes exemplos concretos e reais verifica-se facilmente que os Equipamentos OneUP são de grande utilidade para reduzir drasticamente o número de mortes por afogamentos, criando um novo conceito de resgate e salvamento essencial em todas as atividades aquáticas, incluindo em áreas não vigiadas para garantir a segurança em todo o mundo.

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *