Telefone: (+351) 219 154 600

Salva-vidas OneUP ajuda a salvar mais um banhista em Tenerife!

Este evento comprova mais uma vez a necessidade de todas as praias estarem dotadas deste tipo de equipamentos, que facilitam sobremaneira o salvamento. O seu criador afirma que até este momento 3 vidas já foram salvas desde que a OneUP foi instalada nas praias das Canárias.

por Izilda Lourenço

Partilha este artigo

No dia 2 de Janeiro de 2022, uma pessoa foi arrastada pelas ondas e o Salva-Vidas Portátil Flutuante Insuflável OneUP ajudou-a a manter-se à tona até à chegada do Serviço de Salvamento. Desta forma, o equipamento inovador desenvolvido por uma empresa com sede nas Ilhas Canárias evitou mais uma morte por afogamento em Espanha.

O banhista foi arrastado para o mar por ondas fortes em San Juan de la Rambla, Tenerife, e foi resgatado com recurso à bóia de salvação OneUP. Na verdade, quem iniciou o próprio salvamento foram outros banhistas que se encontravam no mesmo local, que puderam atirar duas bóias salva-vidas que estavam disponíveis na Coluna Autoportante para Acomodação Salva-vidas OneUP Totem OneUP instalada na praia.

O resultado dessa acção foi imediato: a pessoa que se estava a afogar conseguiu permanecer a flutuar até à chegada do Salvamento Marítimo, que tirou o homem da água de helicóptero.

Este evento comprova mais uma vez a necessidade de todas as praias estarem dotadas deste tipo de equipamentos, que facilitam sobremaneira o salvamento aquático. Várias praias das Ilhas Canárias já instalaram postes totémicos com estes salva-vidas. O seu criador, Saúl de León Arteta, das Ilhas Canárias, afirma que até este momento 3 vidas já foram salvas desde que a OneUP foi instalada nas praias das Canárias.

Mas o que são e como funcionam estes equipamentos Salva-vidas OneUP?

 

 

Salva-Vidas Portátil Flutuante Insuflável OneUP

O propósito do salva-vidas OneUP é criar uma nova forma de entender a segurança, reduzindo drasticamente o número de afogamentos, criar um novo conceito de socorro e resgate e tornar-se essencial em todas as atividades aquáticas, incluindo áreas não vigiadas para garantir a segurança em todo o mundo.

O OneUP imprime confiança e tranquilidade nos utilizadores, sendo muito fácil de usar, pois não exige qualquer tipo de ativador complicado.

Uma das suas vantagens é poder ser reutilizado. Arremessado para perto das vítimas a resgatar, entrando com ele na água para socorrer as vítimas ou transportando um OneUP ligado por um mosquetão para prevenir possíveis quedas na água (ideal para indivíduos que tenham atividades próximo de espelhos de água), sendo estas, as suas características diferenciadoras.

O salva-vidas OneUP pode ser transportado e arremessado a partir do ar ou veículos aquáticos (drones, helicópteros, barcos, motas de água, etc.).

 

 

O OneUP está concebido para ser colocado à volta do dorso, o que possibilita a flutuação de forma muito fácil, permitindo mesmo nadar, se tal for pretendido. Este é um sistema portátil flutuante que é insuflado automaticamente em contacto com a água, transformando-se um dispositivo salva-vidas. O seu baixo peso e dimensões muito reduzidas permitem o seu transporte de forma prática e fácil. Uma das características principais assenta na facilidade o seu uso, pois não requer nenhum atuador manual.

Dada a sua leveza (380g) e dimensões muito pequenas (19 x 6 x 6cm), o OneUP pode ser arremessado com grande precisão a grandes distâncias. No contacto com a água é ativado em menos de 2 segundos, passando ao modo de uso de imediato.

O salva-vidas OneUP, no formato de uma ferradura, está concebido para ser colocado à volta do dorso, o que possibilita a flutuação de forma muito fácil, permitindo mesmo nadar, se tal for pretendido.

O OneUP é fornecido com diferentes acessórios que têm por objetivo complementar as suas finalidades.

Entre outros, encontra-se uma bolsa à prova de água para garantir o seu funcionamento suave quando contacta com líquidos ou respingos destes e garante a sua conservação.

Mosquetão: O elemento que permite ao utilizador transportar o OneUP de forma cómoda.

Etiquetas autocolantes: Para sinalizarem a presença de um OneUP na área, colocando-as em locais visíveis ou coladas em objetos.

 

 

Coluna Autoportante para Acomodação Salva-vidas OneUP Totem OneUP

O propósito dos salva-vidas OneUP é criar uma nova forma de entender a segurança, reduzindo drasticamente o número de afogamentos, criar um novo conceito de socorro e resgate e tornar-se essencial em todas as atividades aquáticas, incluindo áreas não vigiadas para garantir a segurança em todo o mundo.

Os salva-vidas OneUP imprime confiança e tranquilidade nos utilizadores, sendo muito fácil de usar, pois não exige qualquer tipo de ativador complicado. O OneUP pode ser transportado e arremessado a partir do ar ou veículos aquáticos (drones, helicópteros, barcos, motas de água, etc.).

Uma das suas vantagens é poder ser reutilizado. Arremessado para perto das vítimas a resgatar, entrando com ele na água para socorrer as vítimas ou transportando um OneUP ligado por um mosquetão para prevenir possíveis quedas na água (ideal para indivíduos que tenham atividades próximo de espelhos de água), são as suas características diferenciadoras.

O Totem-OneUP foi concebido para acomodação dos salva-vidas OneUP e é a solução perfeita para todos os utilizadores que necessitem de garantir a proteção contra potenciais afogamentos, mesmo nos locais mais inacessíveis, 24 horas por dia, 365 dias no ano.

Este dispositivo não descansa e é praticamente autossuficiente, pois requer apenas uma série de revisões regulares para garantirem a sua boa condição de funcionamento. Graças à sua estrutura muito resistente, fabricada em aço inoxidável e à elevada qualidade dos seus componentes elétricos, a sua durabilidade é estimada para um período de 10 anos ou mais.

O Totem-OneUP é uma coluna autoportante com uma altura de 88 cm, 30 m diâmetro e peso de 48 Kg. A sua função principal é acomodar várias unidades OneUP no seu interior, para que possam ser usadas por qualquer pessoa em caso de emergência.

Graças ao seu painel fotovoltaico o equipamento pode ser recarregado com energia solar o que lhe confere uma autonomia quase ilimitada.

Adicionalmente, o Totem-OneUP tem conectividade 4G e pode ser configurado para alertar automaticamente os serviços de emergência que se entendam notificar.

Inclui:

Sinalizadores LED de emergência: Quando o Totem é ativado em situação de emergência, estas luzes começam a pulsar para alertar outros utilizadores de que está a ocorrer uma situação de risco.

Botões de chamada: São usados para iniciar ou suspender uma chamada para os números previamente programados no sistema, pelo nosso departamento técnico.

Dispositivos OneUP: No interior do Totem estão alocados três dispositivos OneUP, prontos para uso simplesmente pelo seu arremesso para a água.

Painel frontal: Esta zona permite a aposição de anúncios, informação ou mesmo uma imagem corporativa.

O Totem-OneUP desempenha um grande número de funções: avisa, informa, sinaliza, ajuda e é conectivo – tudo isto integrado numa estrutura extremamente compacta.

Equipado com:

Painel fotovoltaico: O Totem-OneUP dispõe de uma bateria para armazenar a energia solar produzida. Graças a esta energia é capaz de contatar os serviços de emergência em caso de necessidade.

Antena: O dispositivo que garante a comunicações entre o Totem-OneUP e os serviços de emergência designados por programação.

Martelo: em caso de emergência o martelo é usado para aceder ao interior do Totem-OneUP para permitir retirar os OneUP aqui armazenados.

 

 

OneUp em Portugal

Em muitos países, o afogamento continua a ser uma das principais causas de morte de crianças com menos de 5 anos. Os náufragos em praias nacionais, independentemente da sua natureza, representam uma situação dramática.

Por isso mesmo, estamos a contatar entidades e autoridades para abordar de forma rápida este assunto que, na nossa opinião, é de interesse público e nacional. A segurança das praias, como se sabe, é de responsabilidade das Câmaras Municipais, que nem sempre dispõem dos meios financeiros para a garantirem.

Estamos empenhados em estabelecer pontes entre as grandes empresas nacionais e estas entidades administrativas. A ideia é desenvolver parcerias e patrocínios para que estas entidades possam implementar novas soluções tecnológicas para mitigarem estes episódios.

Apelamos assim à filantropia de algumas empresas nacionais no sentido de melhorarmos as condições de segurança e socorro em locais de lazer, como praias e rios. Os equipamentos em causa permitem a fixação de publicidade institucional como forma de contrapartida para os possíveis patrocínios.

Prevemos que a janela temporal para implementação destes meios possa ocorrer até Fevereiro de 2022, pois em 2021 tal possibilidade já está naturalmente ultrapassada.

Se deseja participar nesta parceria comunique-nos através do e-mail [email protected] e posteriormente entraremos em contacto para agendarmos uma reunião presencial.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *