Telefone: (+351) 219 154 600
Proteção contra quedas numa refinaria

Soluções Coletivas e Individuais para Proteção contra Quedas

Partilha este artigo

 A TECNIQUITEL, uma empresa de engenharia e segurança industrial com mais de 40 anos de existência, disponibiliza um leque muito alargado de soluções para trabalhos em altura, nomeadamente a proteção contra quedas, desenvolvidas especialmente para satisfazerem requisitos específicos e se enquadrarem em todos os orçamentos.

Por exemplo: podemos fornecer apenas um produto isento de serviço ou recertificação, como pode ser um ponto de ancoragem, ou um serviço completo que se inicia pelo levantamento das necessidades no local, desenhos de implantação, fotografias e orçamento prévio, para satisfazer necessidades específicas, a complementar depois com os detalhes de conceção, instalação, recertificação anual e treino dos utilizadores.

No âmbito da Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho e em particular em áreas muito especializadas, como ocorre com os trabalhos em altura, é essencial recorrer apenas a empresas com competências intrínsecas, e a TECNIQUITEL na esfera da SSHT e processos construtivos dispõe de recursos humanos profissionalmente capacitados e habilitados em termos técnicos, onde se incluem analistas de riscos, instaladores, engenheiros e técnicos de segurança.

Estas competências têm sido avaliadas e reconhecidas continuamente pelos nossos clientes na base dos serviços prestados e qualidade dos produtos e soluções disponibilizadas.

Os nossos serviços relacionados com a Proteção contra quedas

A TECNIQUITEL , como empresa especialista em engenharia de segurança, está completamente capacitada para oferecer aos seus clientes e parceiros serviços na área da prevenção e proteção contra quedas e apoiar os projetistas – arquitetos e engenheiros – ajudando-os na avaliação e prescrição dos sistemas a instalar, para que os edificados estejam em completa conformidade com as regras europeias aplicáveis, através dos serviços que passamos a descrever:

Curso proteção contra quedas

Análise de Riscos e Relatórios para Trabalhos em Altura

Com o apoio de técnicos dedicados a esta especialidade estamos preparados para fazer a avaliação dos riscos associados a estas atividades para ajudarmos as empresas a adaptarem-se e cumprirem com a legislação existente, determinando por esta via a solução que melhor satisfaz os requisitos.

Este serviço que disponibilizamos, é especialmente orientado à avaliação de coberturas de pequenos edifícios e consiste basicamente de um relatório com uma única página que reporta as nossas recomendações baseadas em fotografias, desenhos e um orçamento prévio, conjunto de documentos que ilustra as soluções preconizadas.

Levantamentos para comissionamento são os processos que adotamos para grandes edifícios ou edifícios múltiplos, os quais permitem definir as soluções e trabalhos a realizar, para assim tornarem possível a preparação de orçamentos consistentes, para aprovação das administrações ou departamentos financeiros.

Após os levantamentos, a TECNIQUITEL emite um relatório circunstanciado que identifica a legislação aplicável, descrição das áreas objeto das auditorias, fotografias digitais, layouts, desenhos e avaliação dos riscos de cada área definida no estudo, bem uma estimativa dos custos associados.

Complementarmente é ainda produzido um relatório sumário priorizando os trabalhos a desenvolver, para memória futura.

Conceção e Instalação Sistemas para Trabalhos em Altura

 Depois do levantamento prévio feito e aprovado, ou nos terem sido fornecidos desenhos e fotografias para avaliação, o nosso Departamento Técnico passa à fase de orçamento definitivo para cada situação.

As soluções preconizadas têm em conta a velocidade dos ventos prevalecentes, a conceção estrutural dos edificados, as cargas aplicadas pela solução preconizada nos utilizadores e ainda aquelas que serão depois aplicadas sobre os sistemas, aquando dos seus desempenhos.

Após isto, em caso de aprovação, o nosso Departamento de Produção planeará toda a instalação incluindo custos de envio dos produtos para o local da obra, acessos e meios operacionais para instalação, bem assim quaisquer outros custos emergentes como por exemplo reparações de coberturas que se possam manifestar necessárias, os quais serão considerados como custos suplementares.

Equipamentos de proteção contra quedas

 

Recertificação de acordo com Norma EN 365

Após instalação, os equipamentos devem ser mantidos e verificados pelo menos uma vez por ano como definido na Norma EN 365.

Como parte deste processo de recertificação a TECNIQUITEL não só verificará os equipamentos de segurança, como por exemplo as linhas de vida e guarda corpos, e também inspecionará todos os EPIs associados, incluindo cordas de ligação e arneses e, se solicitada para tal, procederá ao treino dos utilizadores.

Fornecimento Singelo de Produtos

Em determinadas circunstâncias, em que os clientes pretendam assumir a responsabilidade e custos da instalação, ou usar os seus próprios instaladores, situamo-nos na posição de fornecedores dos produtos, cujos preços são competitivos e beneficiam ainda da mais valia da experiência dos nossos técnicos.

Onde relevante, podendo tal ocorrer em determinados casos, ou em clientes com acordos de parceria, executamos desenho para implantação e cálculo da velocidade dos ventos, a título gracioso ou pago, tal como ser fornecido um manual de instruções relativo à montagem, instalação e requisitos para recertificação por empresa acreditada para o efeito.

Proteção contra quedas

Soluções Anti Quedas

Na qualidade de empresa líder em Portugal na área da proteção contra quedas, coletiva e individual, dispomos de um portefólio que permite eliminar muitos dos perigos que são ainda assumidos todos os dias por pessoas que trabalham em alturas.

Este catálogo tem por intenção passar para potenciais clientes e parceiros uma vista geral da nossa gama de produtos e, sempre que sejam necessárias mais informações técnicas específicas, os nossos comerciais poderão disponibilizar informação detalhada.

O nosso portefólio inclui guarda corpos auto suportados, linhas de vida, pontos de ancoragem e uma coleção alargada de acessórios anti-quedas, capazes de formarem uma solução global.

Dispomos ainda de uma Academia de Treino vocacionada para Formação e Cursos de Trabalhos em Altura, com várias valências módulos de treino. Todas as nossas ações de formação nesta área visam habilitar os participantes para a identificação de perigos e riscos em trabalhos em altura, seguindo como referência os requisitos impostos pela legislação e respeitando as orientações normativas e recomendações internacionais.

As quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões no mundo laboral. Entre as principais causas de acidentes estão os andaimes ou plataformas sem guardas de segurança, telhados frágeis e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas, mas também a falta de formação de utilização dos equipamentos e sistemas anti-queda.

A correta utilização de equipamentos de segurança, como por exemplo o arnês, cordas de trabalho, linhas de vida provisórias ou fixas, tem vindo a permitir uma redução do elevado número de acidentes.

O objetivo da formação de trabalhos em altura é dotar os trabalhadores e respetivas empresa das ferramentas necessárias para planearem e executarem trabalhos em altura, com padrões de segurança que lhes permitam a execução sem percalços negativos, como são os acidentes graves e mortais.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.