Telefone: (+351) 219 154 600

O Papel Crítico da Engenharia de Proteção Contra Incêndios em Instalações de Saúde

Partilha este artigo

No que à Engenharia de Segurança Contra Incêndios diz respeito, os edifícios e instalações de cuidados de saúde apresentam inúmeros riscos. Estes incluem não só e por inerência, a presença de vários riscos de incêndio como em qualquer outro edifício, mas com a agravante decorrente das dificuldades em manter eficazmente a proteção contra incêndios em locais grandes e complexos, bem como uma alta densidade de pessoas, muitas das quais vulneráveis e sem mobilidade.

Como sempre, o padrão de segurança contra incêndios é determinado pela qualidade e implementação eficaz da proteção física contra incêndios.

A Central de Deteção e Alarme de Incêndios é um equipamento essencial para alcançar elevados padrões de proteção. A escolha de um sistema de qualidade que possa responder aos desafios do dia-a-dia dos hospitais, clínicas, lares e respetivo pessoal, é fundamental.

Sistemas de Incêndios em Rede

Os hospitais são complexos, muitas vezes combinando edifícios antigos e novos, e compreendendo muitas áreas funcionais com diferentes necessidades de proteção contra incêndios, desde as unidades de Urgência e Cuidados Intensivos, até aos Blocos Operatórios e unidades de internação. Nestes ambientes, os sistemas de proteção contra incêndio ligados em rede, proporcionam os maiores benefícios.

Os sistemas de deteção de incêndios em rede, estão programados para cumprir muitas tarefas simultaneamente e segundo algoritmos programados especificamente para este tipo de utilização, de modo a proporcionar os maiores benefícios para a gestão da Segurança contra Incêndios do edifício.

Podem ser programados para cumprir muitos papéis, desde o controlo de procedimentos de evacuação, redução de falsos alarmes e integração com sistemas de terceiros, até ao controlo da libertação de agentes extintores comandados automaticamente, operação de controlo de fumos e ligação a sistemas gráficos de controlo e gestão centralizada de edifícios (BMS). Para fazer tudo isto eficazmente é necessária uma comunicação rápida e fiável entre os vários painéis que fazem parte do sistema, através de vastas redes, com quilómetros de cabos.

Notificação de Alarme Imediata e Ininterrupta

A nova linha de Centrais Integral EvoxX da SchrackSecunet, configurada sob a engenharia da TECNIQUITEL, oferece algumas das capacidades de rede mais abrangentes da indústria e com maior nível de fiabilidade e qualidade.

Com um conceito inovador e totalmente modular, as suas redes podem ser configuradas para permitir a interligação de um número virtualmente ilimitado de painéis (nós) numa configuração tolerante a falhas e retransmitir sinais de alarme de incêndio através de um sistema completo em pouquíssimo tempo. A sua aprovação EN54-13 dá a tranquilidade de que o sistema fornecerá uma proteção fiável contra incêndios mesmo através das maiores redes.

Postos de trabalho dispersos por várias unidades

É muito importante poder contar com painéis repetidores nos vários postos de trabalho onde se concentram enfermeiros e médicos, para fornecer notificação antecipada de quaisquer eventos de incêndio e permitir a monitorização do sistema.

Num cenário de incêndio, o pessoal responsável por pacientes sem mobilidade, como os das unidades de cuidados intensivos, precisa de ser capaz de acompanhar a situação à medida que esta evolui, sem causar pânico e angústia para os que estão a seu cargo. Por esta razão, nem sempre são necessárias sirenes e altifalantes, e em vez disso, podem ser utilizados painéis repetidores do sistema de incêndio.

Painéis repetidores, localizados em locais estratégicos, tais como postos de monitorização das unidades de cuidados intensivos e de internação, fornecem notificação antecipada de quaisquer eventos de incêndio, bem como monitorização do sistema. A informação discreta, a notificação precoce e o estado da situação permitem ao pessoal ter tempo para se preparar e tomar decisões instruídas sobre quando é melhor permanecer no local ou evacuar.

Interface de Controle

A interface de controle da nova linha EvoxX foi pensada para ser simples e eficiente, simultaneamente. Por esse motivo, desenvolveu-se uma aplicação de software para dispositivos móveis, capaz de receber a informação principal e de interagir no controle da central através dessa mesma interface.

As centrais da nova linha EvoxX são Ideais para utilização em áreas públicas tais como enfermarias e alas hospitalares graças ao seu design de baixo perfil, com um painel de informação que tem a vantagem adicional de poder exibir avisos e apresentações quando em modo de espera.

Luzes intermitentes e estroboscópicas

Nos casos em que um alarme audível pode causar problemas, as luzes intermitentes ou estroboscópicas fornecem outra forma valiosa de notificar discretamente o pessoal de saúde de uma situação de incêndio.

Estes dispositivos de aviso visual destinam-se a ser utilizados como parte do sistema de alarme de incêndio, mas é importante verificar se foram certificados independentemente para cumprir os requisitos da norma EN 54-23.

Gestão de Alarmes Falsos

As soluções integradas com a nova linha EvoxX da ShrackSecunet, proporcionam um controlo sem precedentes dos atrasos de verificação e investigação de alarmes.

Os falsos e indesejados alarmes de incêndio são um dos maiores problemas de segurança contra incêndios e gestão de edifícios na atualidade. Não só deixam os ocupantes confusos e perturbados, como também podem levar à complacência e à incapacidade de agir adequadamente se e quando ocorre um incêndio real.

Estratégias de redução

Ao dividir os vários locais em zonas virtuais de falsos alarmes, independentes das zonas de incêndio configuradas, os utilizadores ganham um controlo mais preciso da gestão de falsos alarmes e das estratégias de redução, que se adaptam exatamente às necessidades de cada parte de um edifício.

Integração com Sistemas de Terceiros

A ShrackSeconet tem a vantagem de ter sistemas perfeitamente integrados para a Proteção Contra Incêndios como o novo EvoxXe para o Sistema de Chamada de EnfermagemVisocall IP, o que permite uma integração dos dois sistemas já de fábrica. Esta interface contribui para uma comunicação perfeita entre os dois sistemas e outros demais de Gestão Inteligente de Edifícios, através das várias interfaces e protocolos disponibilizados para o efeito.

Num cenário de pressão para reduzir os custos entre os operadores de saúde, a integração do sistema de incêndio com os demais sistemas de gestão de edifícios, como controlo de fumos, sistemas de extinção por sprinklers e sistemas de AVAC, oferece muitas vantagens. Estas incluem maior eficiência, custos operacionais mais baixos e um ambiente de construção mais seguro e responsivo.

 

 

 

Requisitos de proteção contra incêndios na área da saúde

Os requisitos de proteção contra incêndios para as instalações de cuidados de saúde são muito abrangentes. Requerem planeamento meticuloso e personalização para acomodar uma série de utilizações de edifícios, pessoal e necessidades dos pacientes.

A TECNIQUITEL continua a recolher o feedback dos seus muitos clientes de cuidados de saúde e inova em conformidade para ajudar a simplificar a complexa tarefa de manter as instalações de cuidados de saúde em conformidade e os seus ocupantes a salvo de incêndios.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.