Telefone: (+351) 219 154 600

Explosão no Porto do Dubai após incêndio em navio porta-contentores

Jebel Ali é a sede da DP World, uma das principais operadoras portuárias globais, que administra 49 terminais em todo o mundo, incluindo no Brasil e em Angola.

Partilha este artigo

Uma explosão de grandes dimensões abalou o Dubai, epicentro comercial dos Emirados Árabes Unidos, e segundo o Governo terá tido origem num navio de contentores ancorado no porto.

“Um incêndio causado por uma explosão dentro de um contentor a bordo de um navio no porto de Jebel Ali foi controlado, nenhuma vítima foi registada”, afirmou nas redes sociais o serviço de comunicações do Governo do Dubai (Dubai Media Office, DMO).

A extensão dos danos causados pela explosão no porto e na carga não foi imediatamente esclarecida.

Vídeos gravados por moradores do Dubai e divulgados nas redes sociais mostram uma bola de fogo a iluminar o céu noturno do emirado, por volta das 23h45 locais (20h45 de Lisboa). Testemunhas relataram tremores em prédios em toda a zona, incluindo em bairros situados até 25 quilómetros do local da explosão.

As imagens do local mostram os bombeiros a tentar conter o fogo no grande navio, repleto de contentores, de onde saiu um espesso fumo branco. Um helicóptero também foi enviado para o local, que se encontra sob fortes medidas de segurança e inacessível, observou um jornalista da AFP.

As autoridades do porto de Jebel Ali garantiram estar a tomar “todas as medidas necessárias para que o movimento normal dos navios no porto continue sem qualquer perturbação”, acrescentou a DMO.

Jebel Ali é a sede da DP World, uma das principais operadoras portuárias globais, que administra 49 terminais em todo o mundo, incluindo no Brasil e em Angola.

A importância da detecção e extinção de incêndios em porta-contentores

Este incidente grave vem revelar mais uma vez as falhas de segurança que acontecem um pouco por todos os portos mundiais. Os riscos associados à inexistência de sistemas de detecção e extinção de incêndios na maioria dos porta-contentores são enormes, assim como os custos associados.

Por isso mesmo, consideramos essencial a promoção e divulgação de tecnologias como o Sistema de Extinção de Incêndios por Aerossóis Condensados Salgromatic SPIDER, que veio revolucionar e transpor para um patamar superior a proteção contra incêndios na área dos serviços e da indústria.

O Salgromatic SPIDER, integrado nos Sistemas de Extinção Salgromatic para Navios e Barcos, é ideal para proteção de todo os tipos de equipamentos críticos e instalações, de forma rápida e fácil através de uma solução portátil com resposta instantânea, para extinção automática de incêndios.

Sendo uma tecnologia consistente para automação da extinção de incêndios, o SPIDER é um sistema de extinção de incêndios por aerossóis condensados consistente, autónomo e independente, com uma longevidade muito grande, especificamente concebido para satisfazer as mais exigentes necessidades em matéria de mitigação dos riscos de incêndio, onde tal condição deva ser garantida por equipamentos fiáveis e que dispensem manutenção.

O SPIDER deteta e extingue incêndios em segundos, para circunscrever os danos e perda de bens, garantindo assim custos mais reduzidos para a sua recuperação, mais tempo para as operações de resgate e menores períodos de paralisação das atividades, preservando ainda a imagem corporativa dos potenciais afetados por estes fenómenos.

Uma das aplicações típicas do Sistema de Extinção de Incêndios por Aerossóis Condensados Salgromatic SPIDER é precisamente em Contentores marítimos, transporte ou armazenagem, mas não se limita a esse tipo de equipamentos, sendo aplicável também em:

Sistemas de controlo de tráfego, radares e estações base

Salas elétricas em edifícios e placas distribuição por fibra

Sistemas armazenagem de energia e estações de telecomunicações

Locais armazenagem de baterias ou substâncias perigosas

Equipamentos militares ou de defesa e plataformas móveis

Equipamentos inacessíveis ou locais remotos no terreno

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *