Telefone: (+351) 219 154 600
filmes napo

Será que existe futuro saudável no trabalho com os filmes Napo?

Partilha este artigo

Até 2030 espera-se que os trabalhadores com mais de 55 anos representem 30% ou mais da mão-de-obra total em muitos países da União Europeia. Isto cria desafios para os trabalhadores, empregadores e empresas sendo imperativo criar uma mensagem simples que seja percetível e compreendida por todos para cuidar da Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho. É por isso mesmo que hoje vamos falar dos filmes Napo.

Neste artigo vamos falar da importância dos vídeos Napo na saúde e segurança no trabalho assim como o seu impacto nos trabalhadores mais velhos. Leia agora e comente!

A importância de manter os empregados produtivos e seguros

Atualmente os trabalhadores não só trabalham mais tempo porque podem, mas também mais tempo porque têm de o fazer. A razão por que isto acontece tem a ver com as poupanças na reforma que não estão em linha com a inflação, o que é bom e um desafio para os empregadores.

Uma vez que os empregados mais velhos trazem experiência, lealdade, estabilidade e fiabilidade ao escritório, particularmente em tempos de incerteza que podem ser inestimáveis, este fator deve ser tido em conta.

Mas estes mesmos empregados também exigem uma abordagem diferente por parte das Entidades Patronais para os manter produtivos e valiosos enquanto trabalham e também para garantir que permanecem seguros.

A saúde e segurança dos empregados no trabalho

Um problema comum enfrentado por uma população em envelhecimento é a dor nas costas e em casos mais graves as lesões músculo-esqueléticas (LME).

As LME são lesões ou dores no sistema músculo-esquelético humano, incluindo as articulações, ligamentos, músculos, nervos, tendões e estruturas que suportam os membros, pescoço e costas.

Na maioria das vezes um trabalhador que executa uma atividade física (como por exemplo carregar pesos) tem mais probabilidades de desenvolver um problema de costas e subsequentemente uma LME do que uma pessoa que não o faz (embora nem sempre seja o caso).

filmes napo na saude, segurança e higiene no trabalho

Qual a importância dos filmes Napo?

Perante os factos acima expostos, surge a necessidade de criar uma forma de passar a mensagem de como é importante cuidar da Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

É aqui que entram os filmes Napo. Em 1992, em resposta à necessidade de informação de alta qualidade sobre Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho um pequeno grupo de profissionais de comunicação de SST concebeu a ideia, que mais tarde surgiu no Ano Europeu da Segurança e Saúde 1992/3, inserida nos Festivais de Cinema Europeus organizados pela Comissão Europeia.

Na União Europeia, onde Portugal se inclui, existe legislação própria para este fim, sendo a Diretiva 89/391/CEE relativa à Saúde e Segurança no Trabalho que define as medidas técnicas a implementar e a praticar obrigatoriamente por todas as entidades empregadoras destinadas a promoverem a melhoria da segurança e da saúde dos trabalhadores nos locais de trabalho, para evitar que estes se lesionem ou adoeçam devido às suas ocupações profissionais.

Do mesmo modo, os filmes Napo destacam os ingredientes-chave para uma vida profissional sustentável, fornecendo histórias que descrevem a necessidade de gerir os riscos desde o primeiro ao último dia de trabalho, a importância de políticas de reabilitação e de regresso ao trabalho, assim como combater a discriminação em função da idade sempre que esta aparece.

 

 

Os vídeos Napo tornaram-se também um meio promotor de uma abordagem de gestão integrada para enfrentar os desafios da Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho e adoptar uma abordagem holística para gerir o risco, incluindo a sustentabilidade pessoal e organizacional.

Como exemplo, destacamos a série “Napo em… para um futuro saudável” cujos pequenos filmes são concebidos para ilustrar como prevenir as LME, identificando os riscos e mostrando como desenvolver soluções práticas que podem ser aplicadas ao longo da vida, desde a introdução da SST às crianças da escola primária até ao encorajamento do trabalho intergeracional.

Embora os filmes Napo não sejam concebidos para proporcionar uma cobertura abrangente de um tópico, nem tão pouco devem ser vistos como filmes de formação ou de ensino, estes proporcionam “Segurança com um Sorriso” ajudando a contribuir para locais de trabalho mais seguros, mais saudáveis e melhores.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.