Vários tipos de EPC e EPI

Partilhe este artigo

Quais são os tipos de Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual?

Os equipamentos de proteção coletiva e individual são essenciais e contribuem em muito para o bem-estar dos trabalhadores. A segurança no ambiente laboral é primordial para qualquer trabalhador independentemente da sua área de atuação.

Por esse motivo, a implementação de algumas medidas são essenciais para garantir a segurança dos trabalhadores mesmo nas zonas de grande risco.

Proporcionar a segurança dos colaboradores da melhor maneira possível também pode prevenir que a empresa seja penalizada com multas. Logo a utilização dos  (EPC) torna-se primordial para todos os envolvidos.

A necessidade de utilizar equipamentos de proteção, sejam eles coletivos ou individuais, a fim de estabelecer um ambiente laboral mais seguro é uma opinião consensual de todos os responsáveis pela higiene, saúde e segurança no trabalho.

Porém, como deve ser feita essa implementação de segurança na sua empresa? É o que vamos aprender neste artigo, por meio dos EPC.

A utilização deste tipo de equipamentos é prevista por normas regulamentadoras, que devem ser aplicadas por todos os colaboradores da empresa. Caso isso não ocorra, a empresa pode ser penalizada com sanções ou multas.

Por outro lado, o uso de EPC está associado a maiores taxas de produtividade numa empresa, dado que o perigo dos acidentes acontecerem é mínimo. Logo isso assegura e proporciona um ambiente laboral melhor, diminuindo as paragens no decorrer do trabalho e assim fazendo aumentar o rendimento dos colaboradores.

Assim sendo, compreenda o que é um EPC, por que razão é tão importante e qual a diferença que existe entre Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e EPC.

Equipamentos de proteção individual

O que é o EPC?

EPC é uma sigla que significa Equipamento de Proteção Coletiva. Por conseguinte são equipamentos que devem ser disponibilizados pela empresa com o intuito de proteger os trabalhadores de alguns perigos que o ambiente de trabalho pode proporcionar.

Portanto, diferentes dos EPI, esses equipamentos atuam na proteção coletiva dos trabalhadores. São os dispositivos destinados a proteger um grupo de indivíduos na realização de uma tarefa.

A instalação destes dispositivos servem para cumprir com alguns objetivos dos quais deixamos aqui descriminados:

- Diminuir ou eliminar os perigos comuns a todos os trabalhadores dentro de um determinado ambiente de trabalho;

- Evitar que os acidentes aconteçam com qualquer pessoa que circule na zona em que os equipamentos estão implementados;

- Reduzir possíveis acidentes, danos, perdas de material, fazendo aumentar a produtividade do trabalho ao conceder um ambiente laboral seguro.

Os EPC são instalados em diversos locais de trabalho, podendo ser fixos ou móveis de acordo com a necessidade. Por outro lado, existe uma grande diferença em relação aos EPI, pois os dispositivos coletivos são capazes de oferecer proteção a mais de uma pessoa simultaneamente.

Um exemplo simples de EPC é o guarda-corpo que geralmente é instalado nos edifícios que estão em fase de construção.

Assim também podemos dizer que os EPC podem ser mais eficientes que os EPI numa grande parte das situações.

Isso acontece porque os dispositivos coletivos atuam de forma a reduzir os perigos no ambiente para todos os transeuntes que circulem no local e não apenas para o colaborador que está devidamente equipado.

Por essa razão, os EPC podem ser mais eficazes em reduzir custos associados a acidentes de trabalho. Isto não invalida que o EPI possa ser usado.

A combinação dos 2 equipamentos é a forma ideal para garantir maior proteção e segurança para todos os que trabalham e frequentam o local.

Equipamentos de proteção Coletiva

Qual a importância e obrigatoriedade do uso de EPC?

O uso de equipamentos de proteção sejam eles coletivos ou individuais são de extrema importância. Contudo, vamos concentrar-nos apenas em EPC e no desempenho que têm para diminuir acidentes e aumentar a segurança de diversos ambientes.

Estes dispositivos têm como objetivo diminuir e prevenir acidentes de trabalho para todos os que trabalham e frequentam o local.

Existem as Normas Europeias para garantir a proteção dos trabalhadores e melhorar as condições de trabalho.

Essas normas asseguram que as empresas disponibilizem dispositivos de proteção e boas condições de trabalho, caso contrário elas poderão estar sujeitas a penas e multas.

Caso a empresa não ofereça as medidas de proteção estabelecidas na lei, o trabalhador pode fazer denúncia das condições de trabalho junto da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho)

Qual a diferença entre EPI e EPC?

Existem EPI e EPC, mas sabe qual é a diferença entre estes dois dispositivos de proteção?

A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual e abrange qualquer dispositivo de uso individual utilizado pelo trabalhador como forma de proteção aos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Deixamos aqui os EPI mais comuns em ambientes de trabalho:

Proteção auditiva: abafadores de ruído ou protetores auriculares;

Proteção respiratória: máscaras, filtros, aparelhos respiratórios;

Proteção da vista: Viseiras, óculos e óculos de proteção;

Proteção das mãos e braços: luvas e manguitos;

Proteção dos pés: sapatos e botas;

Proteção anti-quedas: Cintos de segurança e arneses.

Equipamentos proteção individual

Além disso, EPC também se refere a equipamentos usados como forma de proteção aos trabalhadores, com a diferença de se tratar de um dispositivo de utilização coletiva.

Deixamos aqui os principais:

Ventilação do local de trabalho;

Proteção de peças móveis de máquinas;

Sensores de máquina;

Exaustores de gás e vapor;

Coberturas antirruído para fontes de ruído;

Sinais de trânsito;

Avisos, sinalética;

Corrimões;

Guarda-corpos;

Fita antiderrapante para colocar no pavimento;

Barreiras contra luz e radiação;

Protetores de máquinas;

Alarmes de incêndio;

Chuveiros de emergência e lava-olhos;

Purificadores de ar/água.

Além de fornecer o EPI e EPC, compete à empresa explicar aos seus trabalhadores quanto à sua utilização, para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro.

Equipamento de proteção coletiva

E se a empresa não cumprir com a obrigação do uso de EPC?

As empresas têm a obrigação de fornecer dispositivos de proteção, tais como EPI e EPC, no local de trabalho, segundo a legislação vigente em Portugal.

Se a empresa não cumprir com as suas obrigações, existem penalizações, tais como sanções legais e coimas.

Por outro lado, se existir algum tipo de acidente no local de trabalho, a empresa pode ser responsabilizada pelos danos causados aos colaboradores acidentados.

Portanto, a empresa deve indemnizar e assumir as despesas de todo o tratamento, uma vez que omitiu o fornecimento dos dispositivos de proteção.

Assim sendo, a melhor opção é tomar todas as medidas para garantir a segurança dos seus colaboradores, assim como, disponibilizar os EPC adequados, fornecer orientações de como usar corretamente os dispositivos de proteção e fiscalizar se estão a ser utilizados corretamente.

Bem como, aplicar medidas para melhorar o nível de segurança, como planear periodicamente ações de sensibilização acerca da necessidade dos dispositivos de proteção e traçar medidas para assegurar a segurança de todos.

Além disso, empresas que não disponibilizem EPC e EPI podem ser denunciadas pelos trabalhadores junto da ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) ou a sindicatos da categoria.

Conclusão

Agora sabe qual é a importância da implementação de EPC na sua empresa e como os equipamentos são fundamentais para assegurar a segurança dos funcionários, em especial se o ambiente laboral oferecer algum tipo de perigo para a integridade física dos trabalhadores.

Para além de zelarem pelo bem-estar dos funcionários, as empresas que têm maior fiscalização de segurança no trabalho, maior empenhamento na implantação dos EPC e que oferecem um ambiente mais seguro, por regra geral possuem níveis de produtividade mais elevados e um menor índice de faltas e afastamentos de funcionários.

Assim sendo, o uso dos dispositivos corretos assegura o bom funcionamento da empresa e incide no resultado final.

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
14 de Fevereiro de 2023

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND