Como escolher um compressor de ar comprimido

Partilhe este artigo

Luís Paulo
18 de Novembro de 2022

Como deve escolher um Compressor de Ar Comprimido

Hoje em dia existe uma grande variedade de compressores de ar comprimido disponíveis no mercado, o que torna difícil a sua escolha. Os compressores são equipamentos que podem ser utilizados em casa, nas oficinas, na saúde assim como na indústria, podendo variar sua capacidade, potência, pressão, entre outros.

Assim sendo, vamos indicar neste artigo 3 motivos que deve ter em conta na hora de escolher um compressor de ar comprimido. Leia e comente sobre o assunto, se assim entender!

Analisar as Necessidades

Antes de adquirir um compressor de ar comprimido deve verificar quais são as ferramentas que necessita usar com a referida máquina.

Capacidade dos Equipamentos

Devemos averiguar quais são as nossas necessidades, se o compressor é para uso industrial ou apenas para pequenos trabalhos domésticos.

Por essa razão, quem utiliza estes equipamentos industriais deve averiguar qual a quantidade de ar que necessita para cada equipamento pneumático, de modo a conseguir o melhor desempenho.

Número de Equipamentos

O número de ferramentas que são usados é um aspeto importante, visto que se forem utilizados diversos equipamentos pneumáticos é necessário garantir que existe quantidade de ar suficiente para manter todas as ferramentas a funcionar.

Se o compressor de ar comprimido não tiver capacidade para fornecer ar suficiente para todos os equipamentos, corre-se o risco de ter de desligar uma das ferramentas ligadas em detrimento de outra.

Como escolher um compressor de ar comprimido

Quais os Tipos de Compressores de Ar Comprimido

Hoje em dia estão disponíveis no mercado diversos tipos de compressores de ar comprimido com utilizações distintas uns dos outros.

Os tipos de compressores mais usados são os de pistão e de parafuso, além de compressores isentos de óleo.

Compressores de Pistão

Os compressores de pistão são os mais antigos e comuns de todos os compressores industriais. Por motivos de arrefecimento, estes devem fazer paragens periódicas. Em princípio, não é aconselhável uma máquina de gama média ultrapassar um ciclo de trabalho superior a 60%, tendo em conta que o tempo total de funcionamento é de 30 minutos. Isto representa cerca de 20 minutos a trabalhar e outros 10 minutos parado.

Compressores de Parafuso

Em relação aos compressores de parafuso são desenvolvidos para garantir o seu funcionamento por um ciclo de trabalho superior a 60%, do tempo de operacionalidade e sem limites.

Para períodos de trabalho inferiores a este limite corre-se o risco de o óleo não aquecer o suficiente e provocar condensados no óleo do compressor.

Se o equipamento não trabalhar o tempo necessário, a sua temperatura interna não sobe o suficiente, logo a humidade existente não pode ser expelida da máquina através do ar comprimido. Ironicamente, o problema consiste na falta de aquecimento indispensável.

Compressores Isentos de Óleo

Os compressores que estão isentos de óleo fornecem ar não poluente na saída. Ou seja, face à inexistência de óleo no seu sistema, este equipamento torna-se menos poluente e mais ecológico. Estes tipos de compressores são usados principalmente na indústria agroalimentar, podendo ser utilizados também na indústria farmacêutica, médica e entre outras.

Como escolher um compressor de ar comprimido

Reservatório para Compressores de ar comprimido

Deve-se ter em atenção à capacidade do reservatório, pois ele também interfere na eficiência do seu trabalho.

Tempo de utilização

Se usar o compressor de ar comprimido por pequenos períodos de tempo, assim como, utilizar um agrafador pneumático é recomendável usar um reservatório pequeno. Enquanto para utilizar um compressor de ar comprimido durante um largo período de tempo, é aconselhável que recorra a um reservatório de dimensões maiores, de forma a permitir um fluxo de ar contínuo, fazendo reduzir assim os picos de trabalho.

Capacidade

A capacidade dos reservatórios pode variar de um modo geral desde os 10 aos 1000 litros. O seu formato também se pode adaptar, na vertical ou na horizontal, de forma a ajustar o compressor aos espaços disponíveis.

Também é possível escolher um compressor de ar comprimido sem reservatório. Estes casos só são aconselháveis nos compressores de ar comprimido industriais, devido ao seu elevado débito de ar.

Tags

Partilhe este artigo

Luís Paulo
Assistente de Comunicação e Marketing
18 de Novembro de 2022

Deixe um comentário

Mantenha-se actualizado

Registe-se e receberá as ultimas novidades sobre os nossos produtos e serviços

  • © 2023 TECNIQUITEL S.A. | Todos os direitos reservados | by ALMABRAND