Telefone: (+351) 219 154 600

Como salvar um afogado? Conheça as principais ferramentas!

Partilha este artigo

O afogamento é uma das principais causas de morte no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que cerca de 360 mil pessoas morrem todos os anos em todo o mundo devido a esta razão. Em Portugal, este flagelo também é evidente, conforme explicamos neste artigo. Os dispositivos salva-vidas são apresentados como uma alternativa para reduzir esta preocupação de saúde pública.

Em muitas ocasiões, o seu resultado depende muito dos meios e acções que são desenvolvidos neste momento. Portanto, o acesso a ferramentas de prevenção e salvamento é a chave quando se trata de prevenir estes finais trágicos.

Embora o afogamento seja uma das principais causas de morte, actualmente não existem planos de saúde pública especializados. Estabelecer um plano de acção e oferecer um quadro de referência com algumas actividades que devem ser seguidas poderia ser a chave para mitigar este cenário. É vital avançar no sentido do desenvolvimento de uma estratégia nacional que promova a consciência social.

Existem vários dispositivos salva-vidas no mercado que ajudam a evitar um fim fatídico. Neste artigo enumeramos alguns dos principais sistemas de segurança aquática.

 

Colete salva-vidas

É um dispositivo salva-vidas individual que pode manter uma pessoa a flutuar na água. Muitos deles têm um apito para que a vítima possa chamar a atenção. Podemos adaptar e ajustar o dispositivo ao nosso corpo com as suas correias.

Existe uma vasta gama de coletes salva-vidas no mercado que podem ser utilizados para diferentes actividades. Para o comércio de navios, os modelos de espuma rígida são geralmente escolhidos. No entanto, existem modelos mais confortáveis e práticos para barcos de recreio.

Os coletes salva-vidas são classificados pela sua flutuabilidade em Newtons (N) e estão divididos em quatro tipos: 50 N, 100 N, 150 N e 275 N.

 

Bóias de Salvamento

Todas as embarcações devem ser fornecidas com este tipo de dispositivos. De acordo com os metros de comprimento, o navio deve ter um número específico de anéis de vida. 

Além disso, as Bóias de Salvamento devem ser arrumadas para que possam ser utilizadas no menor tempo possível. Por conseguinte, não podem ser acondicionadas de forma permanente. O seu diâmetro exterior não deve exceder 800 mm e o seu diâmetro interior não deve ser superior a 400 mm.

As tiras reflectoras aumentam a sua visibilidade em caso de acidente e de acidente aquático.

 

Dispositivos individuais

Existem outros dispositivos de salvamento por água para uma pessoa. Podem ter a forma de um saco ou bracelete e desdobram-se uma vez activados a partir do anel. Tornam-se um flutuador prolongado, ao qual se pode agarrar.

Geralmente, os coletes salva-vidas e os flutuadores são armazenados em embalagens que se encontram nos compartimentos interiores dos barcos. São concebidos para serem transportados no interior e não são utilizados ou transportados fora do ambiente aquático.

 

Como salvar um afogado com o Salva-Vidas Portátil e Flutuante OneUP?

O OneUP é um salva-vidas portátil de 6,5 polegadas que se activa quando em contacto com a água e fica pronto a utilizar em menos de 2 segundos. Este dispositivo salva-vidas em forma de ferradura pode ser utilizado tanto por crianças como por adultos até 150 quilos.

O seu pequeno tamanho e peso reduzido facilitam o seu transporte e utilização a partir de uma distância segura até ao salvador. O OneUP é o único dispositivo que pode ser atirado até 30 metros de distância, o que ajuda sobremaneira o socorrista a estar seguro durante a manobra de salvamento.

Infelizmente, as medidas preventivas não cobrem completamente as necessidades dos utilizadores. Os dispositivos convencionais são sistemas volumosos ou individuais utilizados principalmente em ambientes aquáticos e devem ser armazenados dentro de navios ou requerem activação mecânica.

Por sua vez, o OneUP adapta-se a espaços pequenos e pode ser atirado à distância, uma vez que se activa quando em contacto com a água.

 

CONHEÇA AQUI NESTE LINK TODA A GAMA DE PRODUTOS ONEUP

 

 

 

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *