Telefone: (+351) 219 154 600
barreiras de amortização de ruído

Descubra as diferenças entre a absorção e amortecimento do ruído

Partilha este artigo

A vibração acústica ou energia acústica sendo vulgarmente referida como ruído, pode ser mitigada ou eliminada recorrendo a técnicas de absorção e amortecimento do ruído.

Enquanto o amortecimento sonoro remove ou reduz a vibração acústica dentro de qualquer tipo de estrutura, parede ou sistema, a absorção sonora funciona para dissipar a energia acústica ou ondas sonoras transportadas pelo ar. Embora ambas funcionem de maneiras diferentes para atenuar os ruídos indesejados o objetivo é o mesmo.

Neste artigo vamos falar sobre a absorção e amortecimento do ruído, assim como podemos aplicar componentes acústicos para melhorar o seu desempenho. Leia e comente sobre o assunto, se assim entender!

O que é o amortecimento do ruído?

É o processo que remove a vibração acústica de uma estrutura ou sistema eliminando as tensões dinâmicas a ele associadas. A sua instalação acaba por aumentar o desgaste ou a vida útil dos componentes estruturais ou inclusive das próprias máquinas.

Para compreendermos melhor a função do amortecimento do ruído devemos fazer uma análise mais profunda de como funciona a vibração:

A vibração acústica percorre diferentes materiais com níveis de intensidade diversos. Quando a frequência da vibração é equivalente ou semelhante à frequência natural de um material, esta resulta em amplificação. Por sua vez a amplificação da frequência torna as vibrações mais severas, mais agudas, ou mais altas.

A aplicação de materiais amortecedores em estruturas que amplificam as vibrações altera a frequência de ressonância, fazendo com que estas reduzam o seu impacto no sistema e nos seus componentes.

O nível de amortecimento do som está relacionado com a capacidade que cada tipo de material tem em remover a vibração acústica.

Assim como o coeficiente de amortecimento mede a eficácia que o material tem em produzir “bounce back” ou energia de retorno a um sistema ou estrutura.

Os materiais com graus de amortecimento mais baixos produzem um maior “bounce back”, enquanto que aqueles com um coeficiente mais elevado reduzem as vibrações ou choques indesejados absorvendo a energia vibracional.

Também é de notar que este processo produz uma pequena quantidade de calor.

Os materiais mais comuns que são utilizados no amortecimento incluem normalmente matérias-primas viscoelásticos, tais como PVC e compósitos de espuma de camada restrita.

absorção a amortecimento de ruído

O que é absorção do ruído?

Para percebermos esta questão devemos entender qual é o comportamento das ondas sonoras.

Quando estas ondas atingem determinadas superfícies umas podem passar através delas enquanto outras refletem ou ressaltam.

Assim sendo, os materiais com uma superfície mais dura e menos porosa tendem a produzir um nível de reflexão mais elevado, enquanto que os materiais porosos permitem uma maior absorção.

Nesse sentido a absorção acústica utiliza materiais porosos para ajustar superfícies duras que tipicamente refletem ruídos sonoros ou aéreos, tais como os produzidos por:

Maquinaria pesada

Motores

Ferramentas elétricas

Geradores

Exemplo disso são os absorvedores acústicos que contêm materiais porosos como espuma ou mistura de fibras impedindo as ondas sonoras de serem refletidas novamente para espaços abertos. Por outro lado, o revestimento através de absorvedores mais duros entre os quais a fibra de poliéster, espuma de poliéster ou espuma de poliéster reduzem o ruído ambiente produzido pela reflexão do som.

Aplicação de componentes acústicos para um melhor desempenho

Os controlos de engenharia de ruído (uma das medidas de proteção coletiva utilizada com frequência para estas situações) podem ajudar a melhorar o desempenho da aplicação de componentes acústicos, onde são utilizados uma variedade de materiais absorventes e amortecedores sonoros para atenuar as vibrações e ruídos.

Uma das soluções pode ser a espuma acústica frequentemente referida como espuma absorvente de som ou espuma insonorizante que está disponível em diversas espessuras e configurações de revestimento, tanto para fins funcionais como estéticos.

Estes produtos reduzirão o ruído ambiente quando aplicados como por exemplo:

Caixas de máquinas (geradores, compressores de ar, bombas de água, etc.)

Compartimentos de motores

Cabinas de camiões e equipamentos pesados

Eletrodomésticos

Equipamentos médicos

sala insonorizada

Existem ainda materiais para amortecimento de som que ajudam a melhorar substancialmente o ruído no local de trabalho. Por exemplo, usar compósitos amortecedores de vibrações ajudam a controlar a fadiga vibratória e o ruído da estrutura, muitas vezes também são utilizados em combinação com absorvedores de som para reduzir o ruído aéreo.

Deixe que os especialistas em acústica o ajudem

Por último se o equipamento precisar de uma redução das vibrações acústicas através de amortecimento de som ou redução do ruído proporcionado pela absorção sonora, deve consultar um especialista em acústica para obter a melhorar solução para o seu problema.

No entanto mesmo aplicando as soluções acima mencionadas em determinados locais de trabalho onde exista por exemplo, maquinaria barulhenta, não significa que os níveis de ruído continuem a ser perigosos, sendo imperativo recorrer a outras medidas de proteção auditiva como última linha de defesa.

Partilha este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.